Cooperativas de Reciclagem – novos olhares

Texto por Sérgio Vieira

O candidato a deputado estadual por São Paulo, Djalma Nery, esteve na quarta-feira, 13/07, em Atibaia acompanhando algumas das muitas lutas da cidade que se assemelham a outras que acontecem por todo o Estado. 

Ao lado do presidente do PSOL Atibaia, Sérgio Vieira, que também integra o Mandato Coletivo Popular do Interior, Djalma fez a primeira parada na Cooperativa de Reciclagem São José, única da cidade que tria os resíduos sólidos urbanos do município. Embora o  Brasil tenha avançado em 2010 com a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12305/10), a situação dos catadores no Estado de São Paulo deve ser repensada por toda à sociedade e, principalmente, pelos deputados estaduais paulistas. A situação da reciclagem no Brasil passa pelo meio ambiente, econômico e desenvolvimento, mas também pelo social. 

Os catadores realizam o mais difícil trabalho dentro do setor de reciclagem: retiram do lixo orgânico o material que pode ser reaproveitado pela indústria. Como já demonstrado em várias pesquisas, devido a falta de políticas públicas eficientes, muitos catadores passam a vida toda nesta ocupação sem nenhuma perspectiva de um futuro melhor. Muitos são obrigados a levar seus filhos dentro dos carrinhos de catação gerando outros problemas sociais. Os três poderes (legislativo, executivo e judiciário) precisam de forma urgente envolver os outros agentes que são diretamente responsáveis pelos péssimos índices de reciclagem existentes no Brasil. 

 

Ruído de subestação – Bairro Boa Vista

 

Obras de saneamento, energia, transporte, lazer entre outras são necessárias no estilo de vida moderna em que vivemos. Mas, apesar dos benefícios, o que acontece quando estas obras também acarretam transtornos e terríveis incômodos para a população local? É o que está acontecendo, por exemplo, no bairro Boa Vista em Atibaia. Ao lado do presidente do PSOL Atibaia, Sérgio Vieira, o candidato a deputado estadual por São Paulo, Djalma Nery, esteve na última quarta-feira no local para conferir a situação.

Djalma lembrou que obras de grande impacto local não deveriam ser executadas sem a presença e a manifestação da população local diretamente atingida. Ele informou que além do terrível barulho provocado por transformadores, a interferência eletromagnética na saúde das pessoas é objeto de estudo em vários locais do mundo. 

Os moradores do bairro Boa Vista estão há dois anos lutando em várias instâncias para que as empresas responsáveis pela subestação tomem uma atitude efetiva a respeito do problema. Djalma ouviu lideranças locais e falou da necessidade de um levantamento em todo o Estado para a identificação de outros casos.  

 

Córrego do Onofre – entre a agonia  e a preservação 

 

Quem vive em Atibaia sabe que uma das maiores lutas na cidade é pela despoluição e preservação do Córrego Onofre. Esta não apenas uma luta ambiental, mas também social, econômica e política. A população tem o direito constitucional de viver em um ambiente saudável, que não seja vetor de doenças e problemas. O Córrego Onofre, este grande patrimônio de Atibaia, sofre com ligações clandestinas de esgoto doméstico e industrial e com a negligência do poder público no sentido de aproximá-lo da população por meio de campanhas e ações efetivas de conscientização. Enquanto deputado estadual, Djalma Nery, do Mandato Popular Coletivo, junto com Sérgio Vieira, certamente poderão colaborar com fiscalização e investimento para a preservação e despoluição do córrego.