Djalma Nery é formado em Ciências Sociais e mestre em Ciências pelo programa de Ecologia Aplicada do CENA/USP – ESALQ, professor da rede pública estadual de ensino e ambientalista.

É idealizador e cofundador da Associação Veracidade, entidade do terceiro setor fundada em 2012, na cidade de São Carlos – SP, com o objetivo de difundir a permacultura e a agroecologia como ferramentas de transformação social; autor do livro “Uma alternativa para a sociedade: caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil“.

Filiado ao PSOL desde 2012, membro do setorial estadual ecossocialista, foi candidato a vereador nas eleições de 2016 e a deputado estadual nas eleições de 2018, quando obteve a expressiva votação de 13.044 votos. Em 2020 foi eleito o vereador mais votado da cidade de São Carlos, com 3.106 votos, representando o Mandato Popular Coletivo.

Preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Carlos e do parlamento regional da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), que abarca 26 municípios da região.

Porta-voz e representante de uma candidatura que reúne dezenas de ativistas de diversas causas de todas as regiões do estado.

compartilhe nas suas redes...

Conselho do Mandato Popular Coletivo 2022

Aderbal Neves Silva
Araçatuba

Agrofloresteiro, trabalho em um sítio onde funciona um CSA, sou constantemente chamado para dar palestras e cursos de agroecologia em projetos de horta urbana e escolas na cidade de Araçatuba. Cursei economia e tenho um MBA e administração estratégica. Sou anticapitalista e sonho com uma sociedade mais igual e plural. Sou trabalhador rural.

Adilson Marques
São Carlos

é paulistano, tem 54 anos e mudou-se para São Carlos em 1998 para trabalhar com Animador Cultural no SESC. Em 2003 passou em um concurso público na FESC para trabalhar com educação de idosos, na área temática Cultura e Memória. É autor de 53 livros abordando temas espiritualistas, para a terceira idade e infanto-juvenis. Atua em vários coletivos na cidade de São Carlos, entre eles, o Coletivo Librum que une os escritores radicados em São Carlos.

Amanda dos Santos
Ibaté

estudante de filosofia da UFSCar, moradora de Ibaté. Filiada ao PSOL São Carlos.

Ana Carol
Descalvado

licenciada em Artes Visuais (Unicamp) e Pedagogia (UFSCar), mestre em Educação (Unicamp). É conselheira no Conselho Municipal de Política Cultural de Descalvado, agente cultural e atriz no Grupo Teatral Galhofas, professora de Arte na rede municipal de São Carlos e no SENAC- São Carlos.

Augusto Paschoalino
São Carlos

natural de São Carlos – SP, bacharel em Administração Pública, licenciado em Geografia, mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, permacultor e yogi. Atualmente atuo como professor de Geografia na rede privada e como agricultor de base ecológica nas horas vagas.

Bibiana Silveira
São Carlos

natural de Leme/SP feminista advogada especialista em direito constitucional, militante do psol desde 2015, atualmente membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de São Carlos SP, membro da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de São Carlos SP.

Bruno Bellucci
Piraju

Piraju SP, 38 anos, casado, empregado público federal como carteiro motorizado no Correios, Delegado Sindical na Agência de Piraju, Presidente do primeiro e atual diretório municipal do PSOL na cidade

Carlos A. C. Moro
Ribeirão Preto

cientista social pela UNESP, mestre em Antropologia pela USP, doutorando em Antropologia pela UNICAMP. Em sua pesquisa atual, busca compreender o processo de apropriação do conhecimento e da prática agroecológica pelos agricultores e agricultoras assentadas no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Sepé Tiarajú, no município de Serra Azul/SP. Tem experiência como professor de sociologia na rede pública, como arte educador e educador popular em espaços culturais.

Caio Silveira
São Carlos

é professor de história da rede municipal, tendo passado por cargos de gestão escolar e na Secretaria Municipal de Educação, mestre em educação pela UFSCar, professor eventual na rede estadual e pai de alunos de escola pública.

Cláudia Ribeiro
Cruzeiro

cruzeirense, 38 anos, historiadora, mestre em história pela PUC-SP e gestora de museu, no qual, desenvolve o projeto “Museu de todes, museu para todes”, que visa a apropriação do espaço museal pela comunidade.

Daniel Caiche
Ribeirão Preto

Engenheiro Florestal, doutor em Ciências ambientais, Consultor de Florestas Urbanas da FAO/ONU, Pesquisador no Instituto de Estudos Avançados da USP e fundador da Lab Cidade Verde.

Dante Cieto
São Carlos

é sociólogo e pedagogo, trabalhou em cooperativas de ensino como coordenador pedagógico na última década. No ano de 2020 iniciou um novo projeto, com a criação de uma empresa de produção e comercialização de alimentos naturais.

Dayene Cunha
Cruzeiro

Cruzeirense, 35 anos, formada em Pedagogia, educadora social, cursando Serviço Social e atualmente estagiando no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Integrante do Mandato Coletivo mais votado da cidade nas eleições de 2018. Uma das fundadoras do Coletivo Ecocultural Cruzeiro. Militante do movimento negro.

Diandra Bonani
Jaú

de Jaú, bacharel em Direito, estudante de História, 27 anos e militante do PSOL. Atuação em coletivos de juventude, movimentos sociais, de mulheres e LGBT.

Djalma Nery
São Carlos

Vereador mais votado de São Carlos em 2020, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de São Carlos, professor da rede pública, cientista social (UNESP), mestre pelo programa de ecologia aplicada da USP/ESALQ, ambientalista, permacultor, fundador da Associação Veracidade, escritor e comunicador.

Douglas Castilho
Guaratinguetá

Guaratinguetá, educador popular, sindicalista, militante da Setorial de Segurança Pública, defensor da participação popular e da desmilitarização das forças de segurança.

Edneide M. Brasil
São Carlos

são-carlense, tem 29 anos, é licenciada em Ciências Biológicas pela UFSCar e mestra em Ciências de Alimentos pela Unesp de Araraquara. É assessora parlamentar, filiada ao PSOL e militante da saúde.

Elen Murato
São Carlos

31 anos; filha de trabalhadores; empreendedora, educadora e consultora digital; ativista sociocultural e autocuidado.

Evandro Paschoalino
São Carlos

tem 38 anos, é mestrando em linguística pela UFSCar, assessor de comunicação e professor de redação.

Fabia Hildebrand
Pirassununga

graduada em Ciências Sociais, mestre em Educação Especial, Professora de Filosofia da Rede Estadual de São Paulo, Conselheira Estadual da Apeoesp e Membro do CONSEG de Pirassununga.

Felipe P. Ribeiro
Cruzeiro

de Cruzeiro, tenho 42 anos, Jardineiro, Permacultor, Técnico Ambiental, florista, paisagista, agricultor, hoje trabalhando como educador popular de horta e jardinagem no Caic de Cruzeiro, fui candidato a vereador pelo PSOL duas vezes, atuo e sou um dos fundadores do Coletivo Ecocultural Cruzeiro, filiado ao PSOL desde 2015.

Fernando Guariento
Descalvado

Sou um entusiasta das questões sociais, políticas e históricas. Tive muitas profissões e trabalho em muitos nichos, mas minha especialização foi em T.I. Hoje entendo a situação dramática em nosso país e sinto necessidade moral de participar e ajudar iniciativas como essa, por isso estou aqui.

Gabriela Garcia
Caraguatatuba

Moro em Caraguatatuba, graduanda em Terapias integrativas e complementares na Cruzeiro do Sul EAD, aluna do curso de Cannabis Medicinal pela UNIFESP. Faço parte do Mandato Popular Coletivo junto com Djalma Nery, estou filiada ao PSOL desde 2016, Artista, cantora, compositora,cozinheira, aprendiz de parteira e mecânica. Mãe de Ben e Odara. Feminista e Afrodescendente.

Gabriela Fregonezi
Descalvado

Gabriela de Lima Fregonezi é uma artista, bióloga e ambientalista engajada em movimentos sociais e culturais. Acredita na importância e necessidade de apoiar as causas indígenas, a reforma agrária e a luta de classes. Atua com Educação Sociombiental, Arte e Cultura e também com Práticas Contemplativas (Yoga, Terapias Holísticas e Meditação) buscando a reconexão Indivíduo – Natureza através do autoconhecimento para uma educação inclusiva e afetiva, em prol de desenvolver uma Cultura de Paz. Tem diversas linguagens artísticas como forma de estabelecer esse diálogo entre o mundo interno e mundo externo afim do Florescimento Humano. É idealizadora do Evento ECOarte, colunista da Coluna ECOando, é membro do conselho Municipal Cultura (Comcult), do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) e foi Secretária da Associação de Pequenos e Médios Produtores Rurais de Descalvado-SP.

Gustavo Enrique
São Carlos

pedagogo, egresso da UFMS, Presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual, Educador do MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, atuou como Educador e Coordenador Voluntário na Casa da Criança e nos anos de 2020 a 2022, Educador Social na Casa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

Helen Catarina
São Carlos

é uma jovem estudante de filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), militante do movimento negro, do movimento feminista e do PSOL.

Lamira Oliveira
Mogi Guaçu

residente em Mogi Guaçu, professora na rede pública, sindicalista, membra do coletivo Apeoesp Na Escola e na Luta. Presidente do CMDM (Conselho Municipal dos direitos das Mulheres) por dois mandatos. Atuo em movimentos sociais na luta pela educação pública autônoma, laica e de qualidade e também em movimentos feministas. Filiada ao PSOL desde 2016, compondo o diretório municipal.

Ludmila Tozetti
São Carlos

28 anos, negra, lésbica, estudou Ecologia na UFRN, trabalhou com educação ambiental e restauração da caatinga. Atualmente é filiada ao PSOL, integra o mandato popular coletivo, cursa graduação em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar, está como vice-presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de São Carlos e atua como estagiária no gabinete.

Marco Buzetto
Monte Alto

Professor de História e Filosofia, escritor e dirigente municipal do PSOL em Monte Alto

Mayara Conrado Sartori
Tambaú

química e gestora ambiental de formação. Co-fundadora do Movimento La Cucaracha em Tambaú-SP, que ocupa espaços públicos e leva cultura, arte e cidadania para as ruas de forma gratuita e acessível.

Monica Stival
São Carlos

Professora de filosofia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora CNPq, pesquisa filosofia política e história do pensamento brasileiro. Compõe o Diretório Municipal do PSOL em São Carlos, o Diretório Estadual do PSOL SP e atua junto ao sindicato dos professores da UFSCar (ADUFSCar).

Natália Nabhan
Itirapina

Geógrafa e mestra em Geografia, professora da rede pública estadual em São Carlos e presidenta do Diretório Municipal do PSOL São Carlos.

Nayara Mazini
Marília

Enfermeira (UEL), Mestre em Ensino em Saúde (Famema), Doutoranda em Saúde Coletiva (Unifesp). Servidora pública estadual com atuação em Políticas Públicas de Saúde, ativista da luta antimanicomial, direitos da pessoa com deficiência, direitos das mulheres. Mãe solo atípica, pesquisadora e cultivadora de Cannabis para fins medicinais, vice-presidente do COMAD Marília.

Pedro Mendes
Birigui

Formado em ciências sociais pela Unesp de Araraquara. Atualmente mestrando na Unesp de Marília, como pesquisa voltada para a temática dos direitos humanos. Nascido e morador da cidade de Birigui. Professor efetivo de sociologia na rede de educação pública paulista, atuando há mais de 10 anos como professor sindicalizado e em defesa da educação pública de qualidade para todas e todos. Simpatizante e, nas horas vagas, ativista local pela agroecologia e reflorestamento urbano.

Rômulo Prestia
Piraju

Funcionário Público do Estado de São Paulo, membro do Diretório do PSOL de Piraju-SP e defensor das causas ambientais.

Rosemeire Archangelo
Rio Claro

residente em Rio Claro, professora da rede pública municipal séries iniciais; graduação, mestrado e doutorado em Educação pela UNESP – RC; Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de previdência municipal; Presidente do COMERC- Conselho Municipal de Educação; Filiada ao PSOL desde 2019.

Sérgio Urbaneja
Marília

de Marília, advogado, analista de Relações Internacionais, pós-graduado em Teoria do Direito e do Estado, ex-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável, ambientalista, entusiasta e militante da Agroecologia, das hortas urbanas e da mobilidade sustentável.

Sérgio Vieira
Atibaia

É jornalista ambiental, 50 anos de idade, presidente do PSOL Atibaia e, em 2020, foi candidato a prefeito pela cidade. Possui larga experiência na área de resíduos sólidos urbanos, mas já escreveu sobre os mais diferentes assuntos da economia nacional. Trabalha fortemente para que “meio ambiente” seja integrado às demais pautas…como, por exemplo: o combate a fome

Vitor Camacho
São Carlos

assessor parlamentar, geógrafo (UNESP Presidente Prudente) Especialista em Geoprocessamento (PUC Minas), Mestre em Ciências Ambientais (UFSCar). Divulgador científico no Projeto Meios, desenvolve pesquisas e trabalhos nas áreas de Geotecnologias, Cartografia Temática, Sensoriamento Remoto, Planejamento Urbano e Ambiental, Desigualdades socioespaciais e Políticas Públicas.

Wanderleia Garcia
Caraguatatuba

Caraguatatuba, 54 anos, feminista, Terapeuta em Medicinas Integrativas, Bacharelado em Serviço Social- Univeritas/UNG; Pós-Graduação Lato sensu em Direitos Humanos e Movimientos Sociais – UNINTER. Militante pelo PSOL desde 2014.

Wesley Nascimento Santos
São Carlos

é graduando em Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com interesse no ensino de Libras como L2, pesquisas na áreas étnicos-raciais com foco identitário na surdez e negritude, recentemente apresentou sua pesquisa nesta temática em Moçambique.

Alfredo
Brotas

Natural de Brotas, bacharel em Administração Pública (UEPG), com MBA em Investimentos e Aplicações Financeiras, estudante de Filosofia (UFSCar) e Direito (Unicep).

Angela Lopes
São Carlos

Transativista. Ex-Coordenadora Municipal de Políticas para a Diversidade Sexual e de Gênero. Membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Carlos.

Edilson Cazeloto
Piracaia

Edilson “Dirço” Cazeloto é Permacultor e cuidador do Sitio Pau Dágua na cidade de Piracaia. Foi Jornalista e Professor Universitário

Sérgio Cunha
São Paulo

Thiago Brito
Piracicaba

João Meira
São Carlos

Luciano Nunes Malheiro
São Paulo

graduado em Filosofia, é ativista político voltado ao apoio e construção de movimentos de superação da sociedade capitalista, com ênfase na constituição de novas formas econômicas e políticas.

Alessando Zabotto
Botucatu

André Stuchi
Votorantim

Denis Rivas
São Paulo

Luis André Lisque
Marília

Yuri Almeida
Monteiro Lobato

Amal Adolfo Borges
Ubatuba

Werá
Itanhaém

Mateus Gosser
Piracaia

RECEBA INFORMAÇÕES DA CAMPANHA

CAPTCHA image