O contexto da pandemia de coronavírus mudou o cotidiano de muitas pessoas o que impactou no aumentou do número de animais domésticos abandonados. Seja pela crise, pelo medo de que cães e gatos transmitam o coronavírus ou pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos.

O cenário é confirmado por organizações não-governamentais, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e até mesmo pela SaferNet Brasil, organização que monitora conteúdos que violam direitos na internet [1].

Preocupados com esse cenário que também atinge a cidade de São Carlos no último dia (17/02) nosso mandato visitou o Departamento de Defesa e Controle Animal (DDCA) no local popularmente conhecido como Canil/Gatil Municipal. Um trabalho de excelência realizado na cidade que envolve cerca de 30 servidores.

Foto: equipe mandato coletivo e equipe canil municipal

Localizado no sul da cidade na Estr. Mun. Washington José Pêra, próximo ao Córrego Água Fria, o Canil e Gatil Municipal conta com 180 cães e 120 gatos disponíveis para adoção. Neste mesmo endereço atuam as equipes de fiscalização de maus tratos e abusos aos animais.

Lembrando o que pode ser considerado maus tratos a animais?

  • Manter os pets em lugares anti-higiênicos ou em locais que impeçam sua respiração, movimento ou descanso;
  • Deixar o cão ou gato exposto ao sol por longos períodos de tempo, ou, ao contrário, sem qualquer tipo de iluminação;
  • Obrigar o pet a trabalhos excessivos, inclusive em competições que possam causar pânico, estresse ou esforço acentuado;
  • Golpear, mutilar ou ferir voluntariamente qualquer órgão do pet (com exceção do procedimento de castração);
  • Não providenciar assistência veterinária em casos de acidentes ou de doença;
  • Não garantir alimento e água para o pet.
  • Abandono de cães e gatos.

Denuncie maus tratos ligue: (16) 99724-9772 e (16) 3362-1080

Adoção consciente

Este trabalho merece todo apoio e reconhecimento da população, incentivando, inclusive, a adoção responsável de um dos quase 300 animais resgatados e abrigados, todos castrados e chipados. Mesmo na pandemia as adoções estão ocorrendo, por agendamento, no telefone (16) 3374-3239.

Vamos lançar a campanha ADOTE NESTA PANDEMIA! Uma boa companhia sempre é bem vinda.

Filhote para adoção consciente no canil municipal

Adoções realizadas por agendamento no telefone: (16) 3374-3239

Fonte: [1] https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53594179

Por: Vitor Augusto L. Camacho é Geógrafo (UNESP), Técnico Florestal, Esp. em Geotecnologias e Mestrando em Ciências Ambientais (UFSCar). Realiza pesquisas com os seguintes temas sobre espaço urbano, meio ambiente, geotecnologias, geopolítica, cartografias e políticas públicas.
contato: [email protected]

Share This